Os Estados Unidos começarão a revogar vistos de estudantes chineses, incluindo os que têm ligações com o Partido Comunista Chinês ou estejam cursando 'áreas sensíveis’. A informação foi dada nesta quarta-feira (28) pelo secretário de Estado do país, Marco Rubio.
No mesmo dia, o secretário havia dito que os Estados Unidos planejavam, ainda,
“Os EUA começarão a revogar vistos de estudantes chineses, incluindo aqueles com conexões com o Partido Comunista Chinês ou que estudam em áreas críticas”, publicou o secretário no X.
Governo Trump manda consulados pararem de emitir vistos para estudantes Governo Trump pedirá a agências federais que cancelem contratos com Harvard
Além disso, o país irá revistar critérios de concessão de vistos para aumentar a vigilância sobre as futuras solicitações de visto da China e Hong Kong.
Rubio afirmou, ainda, que é ‘inaceitável que autoridades estrangeiras emitam ou ameacem com mandados de prisão cidadãos americanos ou residentes americanos por postagens em plataformas americanas em redes sociais enquanto estiverem fisicamente presentes em solo americano’.
Mais de 275 mil alunos da China estudaram nos Estados Unidos no ano letivo de 2023-2024, segundo um relatório do Instituto de Educação Internacional e do Departamento de Estado. Segundo a CNN, a China foi o segundo país que enviou mais estudantes para os EUA, perdendo apenas para a Índia.