Ouvindo...

Tripulação de navio mexicano que colidiu com a ponte do Brooklyn chega ao México

Duas pessoas morreram e outras vinte ficaram feridas depois que os mastros do navio da marinha mexicana colidiu com a ponte do Brooklyn do sábado

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram marinheiros pendurados após acidente

Os tripulantes do navio-escola Cuauhtémoc que colidiu com a ponte do Brooklyn no último sábado (17) chegaram ao México na madrugada desta segunda-feira (19). O acidente deixou duas pessoas mortas e vinte feridas.

O navio-escola passava por Nova York quando os mastros de 48,2 metros de altura da embarcação atingiram a ponte, considerada uma das principais atrações da metrópole que une Manhattan e Brooklyn. Vídeos do momento do acidente mostram que alguns membros da tripulação estavam nos mastros e cordames das velas durante a colisão.

Na rede social X, antigo Twitter, a Marinha informou que os 172 cadetes, dois oficiais da escola naval militar, além de um capitão e um oficial chegaram ao porto de Veracruz (leste). “Dois cadetes permanecem em Nova York, recebendo atendimento médico especializado e cujo estado de saúde é estável”, acrescentou.

Autoridades dos Estados Unidos abriram uma investigação no domingo (18). A presidente do México, Claudia Sheinbaum, lamentou a morte de dois cadetes e observou que a Marinha estava tratando os feridos com o apoio das autoridades locais.

Tripulantes saíram do México em abril

O navio-escola Cuauhtémoc começou a viagem de sete meses no dia 6 de abril. Na ocasião, a embarcação saiu da base de operações em Acapulco. A viagem tinha conclusão prevista para dezembro.

Segundo relatos, o navio mexicano chegou a Manhattan na terça-feira (13), para ensaiar para o evento Sail4h de 2026, que celebra o 250° aniversário dos Estados Unidos. O barco tinha 277 pessoas a bordo, e 27 precisaram ser levadas ao hospital para receberem atendimento médico.

No momento do impacto, algumas pessoas chegaram a cair na água com o impacto da batida e precisaram ser resgatadas.

* Com informações da AFP

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas