Milhares de portugueses deverão ir às urnas neste domingo (18) para a terceira eleição legislativa em três anos no país. Serão 230 deputados e o primeiro-ministro eleitos. Oito partidos ou coligações disputam o espaço.
Segundo a agência de notícias Reuters, pesquisas indicam que a Aliança Democrática, de centro-direita, deve continuar no poder, com a continuidade do premiê Luís Montenegro.
Montenegro havia sido indicado a primeiro-ministro no ano passado, mas, liderando um governo minoritário, foi rejeitado no Parlamento. Por isso, novas eleições foram convocadas.
Portugal anuncia expulsão de imigrantes ilegais do país; entenda Apagão na Espanha e Portugal: autoridades investigam possível ataque cibernético Google nomeia Portugal como ‘Pernambuco em Pé' em mapa; veja
A principal oposição é o Partido Socialista, de esquerda, que está em segundo lugar nas pesquisas. Nenhum partido deve ter maioria na Assembleia Nacional.
Vale lembrar que, em Portugal, o regime é semipresidencialista, ou seja, há um presidente e um primeiro-ministro. Os eleitores votarão hoje para eleger o Parlamento.
Os votos são em partidos, não em candidatos. O que obtiver mais votos pode ganhar o controle do legislativo, mas só se conquistar um número mínimo de assentos no Parlamento.