Ouvindo...

Chuva na Argentina: quase 3 mil pessoas são evacuadas por conta de temporal

O governador Axel Kicillof alertou que a água conseguiu chegar em lugares que nunca haviam sido inundados antes

Campana, na província de Buenos Aires, na Argentina.

Fortes chuvas atingem a província de Buenos Aires, na Argentina, desde a última sexta-feira (16). Até então, três pessoas estão desaparecidas e aproximadamente três mil precisaram deixar suas casas.

O temporal atingiu a região norte da província, como a própria capital, Buenos Aires, e também a área metropolitana, que tem cerca de 15 milhões de habitantes.

As autoridades argentinas estimam que 2.983 foram evacuadas em 21 municípios. Entre os desaparecidos está um casal que andava a cavalo em Rojas e um idoso de 78 anos que viajava pela Rota 41 — estrada que atravessa o noroeste da província de Santa Cruz.

Leia também

O governo da Argentina, ao lado das províncias, lançou operações de emergência com brigadistas, veículos de resgate e itens como colchões, cobertores, roupas secas, água potável e alimento para os afetados.

Ao canal Crónica TV, o governador Axel Kicillof atribuiu a responsabilidade sob os acontecimentos ao aquecimento global. “Esse evento é absolutamente extraordinário, é o clima, ele está mudando. Chama-se mudança climática”, disse ele no sábado (17).

Em março deste ano, a cidade de Bahía Blanca, na província de Buenos Aires, também foi atingida por uma chuva extremamente forte durante a madrugada.

Pelo menos 40 famílias precisaram deixar suas residências.

Na entrevista, o governador lembrou que embora a província já tenha sido atingida por tempestades antes, “há lugares inundados” em que a água nunca havia chegado em outras ocasiões.

*** Com informações de AFP.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.