O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recebeu um pedido das autoridades de segurança da Argentina. Foi solicitado ao MPMG uma lista de pessoas banidas de entrar nos estádios de Minas Gerais. O objetivo é evitar que essas pessoas consigam acesso ao estádio no país vizinho para assistir ao jogo entre
“Recebemos uma demanda do governo argentino, que nos solicitou informações sobre pessoas com restrição para frequentar estádios aqui em Minas Gerais. Fizemos um esforço enorme, pois isso não está sistematizado até o momento. Então, precisamos profissionalizar esse sistema e elaborar um cadastro unificado”, disse promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), do MPMG.
A realização do cadastro unificado foi uma das medidas acordada durante a reunião das forças de segurança minas e clubes de futebol. O encontro foi o primeiro do Grupo de Intervenção Intervenção Estratégica de Enfrentamento às Ações Criminosas de Torcedores Violentos e Torcidas Organizadas (GIE Torcidas), que terá reuniões mensais.
Outros três pontos foram tratados como urgentes para e essenciais para o combate à violência no estádios: reconhecimento facial nos estádios, rastreabilidade dos ingressos das torcidas organizadas e criação de um protocolo de emergência nas situações de violência.
Casos recentes
O grupo foi criado após dois eventos nos últimos trinta dias. A
O outro evento foram as