Ouvindo...

Governo da Argentina pede lista de pessoas banidas de entrar nos estádios mineiros

Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recebeu solicitação de autoridades argentinas

Reunião ocorreu na sede do Ministério Público de Minas Gerais, em Belo Horizonte

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recebeu um pedido das autoridades de segurança da Argentina. Foi solicitado ao MPMG uma lista de pessoas banidas de entrar nos estádios de Minas Gerais. O objetivo é evitar que essas pessoas consigam acesso ao estádio no país vizinho para assistir ao jogo entre Atlético e Botafogo, no dia 30 de novembro, sábado, às 17h (de Brasília), pela grande final da Copa Libertadores.

“Recebemos uma demanda do governo argentino, que nos solicitou informações sobre pessoas com restrição para frequentar estádios aqui em Minas Gerais. Fizemos um esforço enorme, pois isso não está sistematizado até o momento. Então, precisamos profissionalizar esse sistema e elaborar um cadastro unificado”, disse promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), do MPMG.

A realização do cadastro unificado foi uma das medidas acordada durante a reunião das forças de segurança minas e clubes de futebol. O encontro foi o primeiro do Grupo de Intervenção Intervenção Estratégica de Enfrentamento às Ações Criminosas de Torcedores Violentos e Torcidas Organizadas (GIE Torcidas), que terá reuniões mensais.

Outros três pontos foram tratados como urgentes para e essenciais para o combate à violência no estádios: reconhecimento facial nos estádios, rastreabilidade dos ingressos das torcidas organizadas e criação de um protocolo de emergência nas situações de violência.

Leia também

Casos recentes

O grupo foi criado após dois eventos nos últimos trinta dias. A emboscada sofrida pela Máfia Azul, maior torcida organizada do Cruzeiro, realizada pela Mancha Alviverde, principal torcida organizada do Palmeiras. O ataque em Mairiporã-SP, no dia 27 de outubro, deixou um torcedor do Cruzeiro morto e outros feridos.

O outro evento foram as cenas de selvageria na Arena MRV, em Belo Horizonte, após a derrota do Atlético para o Flamengo por 1 a 0, no segundo jogo da final da Copa do Brasil. Além de vandalizarem o estádio, parte da torcida atleticana jogou objetos no campo, incluindo uma bomba, que deixou um fotógrafo ferido.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.