O governo da Finlândia considera aumentar a idade máxima dos reservistas para até 65 anos. Isso permitiria a convocação de até um milhão de pessoas em 2031, segundo a AFP.
A informação foi concedida em comunicado divulgado nesta semana. Atualmente as pessoas que receberam instrução militar fazem parte da reserva até os 50 anos, no caso dos soldados rasos, e até os 60 anos para os suboficiais e oficiais.
Todos os finlandeses são obrigados a servir militarmente a partir dos 18 anos. Mais de 900 mil cidadãos receberam o treinamento.
“A capacidade de defesa da Finlândia é baseada no serviço militar obrigatório, uma reserva treinada e uma forte vontade de defender o país”, destacou o ministro da Defesa, Anti Hakanen, no comunicado.
“Ao aumentar a idade máxima dos reservistas damos a mais pessoas a oportunidade de participar na defesa nacional (…) Uma reserva mais forte reforçará a segurança da Finlândia”, acrescentou o ministro.
Com o aumento da idade, o tamanho da reserva também aumentaria em cerca de 125 mil efetivos durante o período de transição de cinco anos.
Este projeto será submetido a consulta antes de ser apresentado ao Parlamento.
“É uma prova para os aliados de Otan de que a Finlândia não ficou de braços cruzados após sua adesão, mas leva muito a sério o fortalecimento da defesa nacional”, declarou Hakanen à radiotelevisão pública Yle.
A Finlândia, que compartilha uma fronteira de 1.340 milhas com a Rússia, colocou fim de décadas de neutralidade ao sua união à Aliança em abril de 2023.