Ouvindo...

Morre Pepe Mujica: veja galeria de fotos históricas do ex-presidente do Uruguai

Político morreu aos 89 anos em decorrência de um câncer de esôfago; ele ficou mundialmente conhecido pelo pioneirismo na adoção de medidas progressistas no Uruguai

O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, morreu aos 89 anos nesta terça-feira (13) em decorrência de um câncer de esôfago. Em janeiro deste ano, Mujica havia revelado que o câncer havia se espalhado por todo o seu corpo e que ele não faria mais tratamento. No início da semana, a esposa de Mujica, Lucía Topolansky, revelou que o caso do político era “terminal” e que ele vivia em cuidados paliativos.

Ícone da esquerda, o ex-presidente do Uruguai vivia uma vida simples e condenava a ostentação. Na juventude, ele participou ativamente do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros (MLN-T), um grupo guerrilheiro de esquerda que lutava contra a desigualdade social no Uruguai. Durante a ditadura de Jorge Pacheco Areco, Mujica chegou a participar de conflitos armados e foi preso quatro vezes.

Mujica era próximo da ex-presidente da república e atual presidente do banco Brics, Dilma Rousseff, e do presidente Lula. Os líderes políticos se encontraram diversas vezes ao longo de suas vidas políticas e costumavam aparecer em fotos se abraçando.

Leia também

Filho de pais agricultores, Mujica passou os últimos anos em uma chácara próxima a Montevidéu. Mesmo idoso, o político não deixava um amor de lado: o famoso fusca azul. O carro se tornou um símbolo do político e ele fazia questão de usá-lo. Em 2014, um xeique árabe ofereceu US$ 1 milhão para comprar o veículo, mas Mujica recusou a proposta.

O ex-presidente do Uruguai não teve filhos e deixa a esposa a senadora Lucía Topolansky, de 80 anos.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.