O governo indiano ordenou que o X, de Elon Musk, bloqueasse mais de 8 mil contas de organizações de notícias internacionais e ‘usuários impostantes’, em meio ao
O bloqueio foi anunciado pelo X nesta quinta-feira (8). Caso não suspendesse as contas, o governo poderia dar ‘multas significativas’ e determinar ‘prisão dos funcionários locais da empresa’.
De acordo com o X, o governo indiano não especificou quais postagens violaram leis locais. A administração da rede social não recebeu nenhuma evidência ou justificativa para realizar o bloqueio.
As contas foram bloqueadas somente na Índia. O X informou que discorda da decisão e que está explorando ‘todas as vias legais disponíveis’ para a empresa. A rede social incentivou que usuários afetados busquem medidas cabíveis contra o governo indiano.
Conflito entre Índia e Paquistão: o que se sabe até agora? Homens abrem fogo contra turistas e matam ao menos 24 na Índia
“Discordamos das exigências do governo indiano. Bloquear contas inteiras não só é desnecessário, como também equivale à censura de conteúdo existente e futuro, além de ser contrário ao direito fundamental à liberdade de expressão”, publicou a rede social de Musk.
“Acreditamos que tornar públicas estas ordens executivas é essencial para a transparência – a falta de divulgação desestimula a responsabilização e pode contribuir para a tomada de decisões arbitrárias. No entanto, devido a restrições legais, não podemos publicar as ordens executivas neste momento”, finalizou.
O governo indiano não se manifestou sobre o bloqueio.