Ouvindo...

Papa Leão XIV: confira a origem do nome do novo pontífice da Igreja Católica

O último a adotar o nome, papa Leão XIII, teve papado de 25 anos e ficou conhecido do “papa dos operários” por defender trabalhadores industriais e também a justiça social

O novo papa, Robert Prevost, adotou o nome de Leão XIV, que indica uma continuidade do legado de Leão, o primeiro a adotar essa nomeação.

Seu “antecessor”, Leão XIII, era conhecido como “papa dos operários” e foi o primeiro pontífice a aparecer em filmagens.

Papa Leão XIII

Italiano, Vincenzo Gioacchino Pecci ocupou o cargo entre 1878 e 1903, sendo o 256º papa e o homem mais velho a estar à frente da Igreja Católica, deixando a posição quando morreu aos 93 anos.

Ele estudou filosofia, teologia e também direito. Atuou como diplomata da Santa Sé e foi criado cardeal em 1853 pelo papa Pio IX.

Leia também

Em seus 25 anos de papado, Leão XIII publicou uma encíclica — documento escrito pelo papa para orientar os fiéis — intitulada Rerum Novarum, considerada o marco inaugural da doutrina social na Igreja Católica.

No texto, o pontífice falou sobre as condições dos trabalhadores na era industrial, condenando o que, para ele, eram dois extremos: o liberalismo econômico e o socialismo ateu.

Ele defendia o direito à propriedade privada, mas também a justiça social aos mais vulneráveis, aliado à dignidade no trabalho e à responsabilidade do Estado de proteger os mais pobres.

Segundo o pró-reitor de comunicação do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, padre Samuel Fidelis, a escolha do nome é extremamente simbólica e demonstra, além da manutenção do legado de Leão, que Robert Prevost também quer dar sequência ao trabalho de Francisco. “Leão XIII é um papa muito significativo no contexto da Igreja, num momento de transição, no século XIX, da iminência das guerras, e que traz aquilo que é o núcleo da doutrina social da Igreja — a encíclica Rerum Novarum. Portanto, na escolha do nome, já vemos uma continuidade do papa Francisco, de uma Igreja mais sensível às questões sociais”, explicou para a Itatiaia.

Primeiro Leão

São Leão Magno — ou papa Leão I — assumiu o papado no ano de 440 e foi o 45º sucessor de Pedro — o primeiro pontífice. Natural de Toscana, ele começou a trajetória eclesiástica como diácono e conselheiro de Sisto III.

Seu papado durou 21 anos, até sua morte em 461.

Conhecido também como “doutor” da Igreja, Leão I foi o primeiro papa a ser chamado de “Magno”, que significa “grande” em latim. Esse título também foi usado séculos depois para Gregoriano Magno.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Leia mais