O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (15), no Alasca, que teve uma reunião “muito produtiva” com seu colega russo, Vladimir Putin, presidente da Rússia, sobre o fim da guerra na Ucrânia, na qual os dois líderes concordaram em “muitos pontos”. Apesar disso, ainda não há previsão para trégua.
“Tivemos uma reunião extremamente produtiva e concordamos em muitos pontos. Restam muito poucos” pendentes, indicou Trump, em entrevista coletiva com Putin. “Ainda não chegamos lá, mas temos boas chances.”
Trump ressaltou que vai entrar em contato em breve com os líderes da Otan e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, “para falar sobre a reunião”.
Sem responder perguntas
A coletiva de imprensa após a reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin terminou sem que nenhum dos dois respondesse às perguntas dos jornalistas.
Após quase três horas de reunião, Putin tomou a palavra, apesar do protocolo determinar que o anfitrião fale primeiro. Mesmo diante das perguntas dos jornalistas, Trump cumprimentou Putin com um aperto de mãos para encerrar a coletiva de imprensa.
Putin fala sobre ‘obstáculos’
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Ucrânia e seus aliados europeus não deveriam criar obstáculos à paz, durante sua intervenção ao lado de Donald Trump.
Putin disse que espera que “Kiev e as capitais europeias percebam tudo isso de forma construtiva e não criem obstáculos nem tentem interromper o progresso emergente por meio de provocações ou intrigas nos bastidores”.
Com informações de AFP