Ouvindo...

EUA farão anúncio de ‘grande acordo’ comercial nesta quinta-feira, afirma Trump

Este é um sinal de um possível alívio das tarifas impostas por Trump contra parceiros comerciais

Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que concederá uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (8), no Salão Oval, sobre “um grande acordo comercial” com representantes de “um grande país e altamente respeitável”. De acordo com o chefe de Estado, este será “o primeiro de muitos”. Uma fonte afirmou à CNN que o acordo a ser anunciado foi firmado com o Reino Unido.

Este é um sinal de um possível alívio das tarifas impostas por Trump contra parceiros comerciais. “Grande coletiva de imprensa amanhã de manhã, às 10h, no Salão Oval, sobre um GRANDE ACORDO COMERCIAL COM REPRESENTANTES DE UM PAÍS GRANDE E ALTAMENTE RESPEITADO. O PRIMEIRO DE MUITOS!!!”, publicou Trump na noite de quarta-feira (7), no Truth Social.

Leia também

O presidente dos EUA não detalhou qual será o país, mas o governo mantém negociações ativas com a Índia, o Reino Unido, Coreia do Sul e o Japão. O principal assessor comercial de Trump, Peter Navarro, disse à CNN na terça-feira (6) que suspeita que o Reino Unido possa ser o primeiro país a assinar um acordo comercial com os Estados Unidos.

“Não sei se será o Reino Unido ou a Índia primeiro, é… temos uma pequena reviravolta na história da Índia, então isso pode atrasar as coisas por lá, mas posso garantir ao povo americano que haverá acordos, e serão acordos muito bons para o povo americano”, disse Navarro.

China pode fazer acordo com os EUA

Um porta-voz da Embaixada da China em Washington afirmou, nesta quinta-feira (8), que as negociações sobre as tarifas impostas por Donald Trump serão realizadas a pedido dos americanos.

“Concordamos em abrir discussões após avaliar cuidadosamente as mensagens dos Estados Unidos”, disse o diplomata.

Segundo o porta-voz, os Estados Unidos devem “parar de fazer ameaças” e dialogar com a China “com igualdade e confiança”.

Os dois países vão iniciar discussões sobre um acordo comercial no sábado, em Genebra, na Suíça.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.