Ouvindo...

Conclave: entenda o segundo dia de votação para a escolha do novo papa

Há previsão de fumaça (preta ou branca) por volta das 7h, no horário de Brasília

Vaticano instala chaminé que anunciará novo papa na Capela Sistina; veja fotos

O segundo dia de conclave para a escolha do novo Papa começou com grande expectativa na Praça São Pedro, no Vaticano. Os 133 cardeais eleitores iniciaram uma nova série de votações, com a possibilidade de um resultado ser anunciado ainda nesta quinta-feira.

O processo de votação segue um cronograma rigoroso. A segunda rodada, prevista para ocorrer entre 5h e 5h30 (horário de Brasília), pode não resultar em nenhuma fumaça, caso não haja definição. A fumaça preta, indicativa de que nenhum candidato alcançou os dois terços necessários, só é liberada ao final da segunda rodada de cada turno.

Leia também

A terceira rodada está programada para aproximadamente 7h, quando poderá haver fumaça branca, caso um novo Papa seja eleito, ou preta, se não houver consenso. O processo se repete à tarde, com votações previstas para o período entre 12h e 12h30, e entre 14h e 14h30.

Leia também: Conclave: entenda como funcionam os rituais por trás da escolha do papa
Cardeais entram em reclusão total para início do conclave

Veja os horários e as regras do conclave

  • Por volta das 5h30 (horário de Brasília): primeira votação desta quinta. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, não haverá fumaça;
  • Por volta das 7h: segunda rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não houver definição, sairá fumaça preta;
  • Por volta das 12h30: terceira rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, não haverá fumaça;
  • Por volta das 14h: quarta e última rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não houver definição, sairá fumaça preta.

Últimos conclaves

Há uma forte expectativa de que a decisão possa ser tomada hoje, seguindo a tendência dos dois últimos conclaves. Em 2005, Bento XVI foi escolhido no segundo dia de votação, assim como o Papa Francisco em 2013.

Especialistas apontam que, se não houver um acordo após algumas rodadas de votação, poderá ocorrer um segundo turno entre os dois candidatos mais votados. Este procedimento visa acelerar o processo de escolha do novo líder da Igreja Católica.

* Eustáquio Ramos — enviado especial em Roma

Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia
Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.