Ouvindo...

Conclave: primeira votação começa hoje, com expectativa de anúncio até sexta-feira (9)

Cardeais iniciam processo de eleição do sucessor do Papa Francisco com missa e procissão

Sete cardeais brasileiros devem participar do conclave na próxima semana

O Vaticano dá início nesta quarta-feira (7) ao conclave para a escolha do novo Papa, sucessor de Francisco. O processo começou com uma missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano dos cardeais.

Após a celebração, os cardeais farão uma procissão até a Capela Sistina, onde ocorrerá a votação. A partir das 16h30 (horário local), os cardeais ficarão isolados do mundo exterior, sem acesso a telefones celulares ou internet, garantindo o sigilo total do processo.

Por volta das 19h (14h no Brasil), espera-se que a primeira fumaça seja expelida pela chaminé da Capela Sistina. Se for branca, indica a escolha do novo Papa; se for preta, significa que não houve consenso.

Leia também: Conclave mais curto da história durante algumas horas e elegeu papa por aclamação

Especialistas preveem que a fumaça de hoje será preta, pois é improvável que haja uma decisão na primeira votação. No entanto, espera-se que o novo Papa seja anunciado até sexta-feira (9).

Leia também

Segurança reforçada na Praça de São Pedro

A Praça de São Pedro, no Vaticano, já apresenta um aumento significativo nas medidas de segurança. Há mais policiais, ambulâncias, médicos e enfermeiros, em preparação para a chegada de milhares de fiéis que acompanharão a expectativa pela escolha do novo líder da Igreja Católica.

Nos próximos dias, a fumaça poderá ser vista às 5h30 ou 7h da manhã, e entre 12h30 e 14h (horário de Brasília).

* Eustáquio Ramos - enviado especial em Roma

Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia
Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.