Ouvindo...

Papa Francisco deixou texto inédito para jovens casais

O volume do livro, de acordo com o Vaticano, foi pensado para acompanhar as novas gerações no caminho rumo ao matrimônio cristão

Pontífice deixou texto para jovens casais e recém-casados

“Não se trata de uma dança passageira, mas de uma aventura que, com incessante encantamento, dura por toda a vida” – Assim o papa Francisco descreve o amor para namorados e recém-casados em um texto inédito que preparou para o livro Youcat.

O pontífice, que compara as relações com um Tango, dança de sua terra natal, a Argentina, escreveu “Amor Para Sempre”, que será publicado “em breve”, segundo o Vaticano, pela editora do Catecismo oficial para jovens da Igreja Católica.

O volume do livro, de acordo com a Santa Sé, foi pensado para acompanhar as novas gerações no caminho rumo ao matrimônio cristão.

Na tradicional dança argentina, escreve Francisco, “o bailarino e a bailarina se cortejam, vivem a proximidade e a distância, a sensualidade, a atenção, a disciplina e a dignidade. Alegram-se com o amor e intuem o que pode significar entregar-se por completo”.

“Quantos casamentos hoje fracassam após três, cinco, sete anos? Não seria melhor, então, evitar a dor, tocar-se apenas como numa dança passageira, aproveitar um ao outro, brincar juntos e depois se separar?”, questiona o pontífice. “Não acreditem nisso!”, responde ele, dirigindo-se aos jovens.

“Acreditem no amor, acreditem em Deus, e acreditem que podem enfrentar a aventura de um amor para a vida inteira. No ser humano reside, de fato, o desejo de ser acolhido sem reservas, e vivenciar isso conduz a um ganho supremo: a vida em plenitude”, escreveu Francisco.

Sobre união conjugal, Francisco, citando as Sagradas Escrituras com a expressão “Uma só carne!”, enfatiza a importância de uma preparação cuidadosa para o matrimônio, destacando que o amor é fundamental para a vida e não deve ser tratado levianamente. "É necessária uma preparação adequada, porque toda a vida se desenvolve através do amor, e com o amor não se brinca”.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.