Ouvindo...

Quando inicia o conclave? Vaticano marca data para escolha do substituto do Papa Francisco

No total, 133 cardeais vão participar do conclave, que definirá o futuro líder da Igreja Católica

Sete cardeais brasileiros devem participar do conclave

Quando começa o conclave? O Vaticano informou nesta segunda-feira (28) que a eleição do substituto do Papa Francisco vai começar no dia 7 de maio.

A quinta Congregação Geral - como é chamada a reunião diária de cardeais com o camerlengo para decidir sobre temas importantes para o Vaticano enquanto um novo papa não é eleito - definiu a data na manhã de hoje (28).

Leia também: Quais eram os filmes favoritos do Papa Francisco? Veja lista

Cardeais em Roma

Até agora, cerca de 180 cardeais já estão no Vaticano. Entre eles, 100 estão aptos a votar e a serem votados na eleição. Ainda faltam 33 cardeais que podem participar da eleição no Vaticano. Seriam 135 cardeais no total, mas dois estão doentes e não poderão participar.

Leia também

Duração

Um conclave não tem duração determinada ‘de saída’, sabe-se apenas quando começa mas não quando termina. No dia 7 de maio, quando a porta da Capela Sistina for fechada à chave e o “extra omnes” - fora todos - for dito, a eleição só termina quando a fumaça branca indicar a eleição de novo papa.

De acordo com o site do Vaticano, há várias apostas de duração entre os cardeais eleitores. Há os que esperam um conclave curto, já que neste ano acontece o Jubileu, importante evento para a Igreja Católica que já está em andamento. Outros, por outro lado, prevêem tempo mais longo para a votação, já que o Papa Francisco nomeou cardeais de todos os cantos do globo e que eles precisam “se conhecer melhor”.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.