Agora no rádio...

Bastidores

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

‘Boom de turistas brasileiros no Japão': transações da moeda japonesa crescem entre pessoas físicas

Cerca de 80 mil brasileiros visitaram o Japão em 2024

Nas redes sociais, fotos de centenas de influenciadores e pessoas comuns em cidades como Tóquio, Osaka e Quito, no Japão, tem aparecido com frequência nos feeds. O movimento de turismo no gigante do sudeste asiático é tanto que, segundo um levantamento da Travalex, houve uma alta de 33% em março na movimentação do Iene, a moeda japonesa, por pessoas físicas, comparado ao mês de fevereiro.

Segundo a empresa especialista em câmbio, o aumento reflete o crescimento do turismo ao Japão, impulsionado pela isenção de visto e pela temporada de cerejeiras, e destaca uma mudança relevante no comportamento cambial do consumidor brasileiro.

Com crescimento no turismo asiático, o iene japonês foi a moeda que mais cresceu em volume de transações em março. A movimentação reflete o aumento no número de brasileiros viajando ao Japão, que somaram cerca de 80 mil visitantes em 2024 – um salto de 60% em comparação com 2023.

A tendência é aumentar

Nessa segunda-feira (21), o ministro do Turismo, Celso Sabino, se reuniu com o ministro da Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT),Hirosama Nakano, para planejar o fortalecimento de parceiras de turismo entre os dois países. As nações devem desenvolver um plano de trabalho que dará continuidade a um memorando de entendimento pelos dois países em 2012.

A reunião com o ministro foi fundamental para estreitarmos laços e avançarmos em ações concretas que irão beneficiar o aumento do fluxo turístico entre os dois países. Tivemos aqui a confirmação de que poderemos avançar em vários campos, incluindo a troca de experiências no campo do turismo sustentável e do ecoturismo”, comenta Sabino.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento