Os presidentes dos EUA, Ucrânia, França e o primeiro-ministro britânico se reuniram neste sábado (26) para discutir a situação da Guerra na Ucrânia. Donald Trump, Volodymyr Zelensky. Emmanuel Macron, e Keir Starmer participaram do funeral do Papa Francisco.
“Confirmo que houve uma conversa entre o Presidente [Emmanuel Macron], Donald Trump, Volodymyr Zelensky e Keir Starmer, e que esta foi positiva”, indicou um assessor do Palácio do Eliseu, sede do governo francês.
Segundo o porta-voz presidencial ucraniano, Sergey Nikiforov, as equipes dos presidentes dos Estados Unidos e da Ucrânia tentam organizar um novo encontro ainda neste sábado (26) entre os dois líderes, à margem do funeral do Papa Francisco.
Trump e Zelensky tiveram um primeiro encontro de 15 minutos dentro da Basílica de São Pedro, antes do início do funeral do Papa Francisco, tendo decidido continuar durante o dia de hoje as conversações.
As fotografias da reunião foram divulgadas pelo gabinete de Zelensky e mostram os dois presidentes sentados frente a frente.
“Bom encontro. Nós discutimos muito frente a frente. Esperamos por resultados sobre o que foi discutido. Protegendo as vidas do nosso povo. Um cessar fogo pleno e incondicional. Garantiras de paz que vão evitar uma nova guerra. Muito simbólico esse encontro que tem potencial para ser histórico, se conseguirmos os resultados conjuntos. Obrigado, presidente dos EUA”, escreveu Zelensky em suas redes.