A Praça de São Pedro, no Vaticano, tornou-se o epicentro de uma despedida emocionante ao Papa Francisco, que faleceu aos 88 anos. O velório, aberto ao público, iniciou-se hoje e se estenderá até sexta-feira, com o funeral programado para sábado.
A comoção é evidente
Adailton Souza, funcionário público de São Paulo, relatou que havia trazido sua mãe a Roma no último domingo de Páscoa para participar de uma celebração do Papa. No entanto, com o falecimento do Pontífice na segunda-feira, seus planos mudaram drasticamente.
Leia também:
“Infelizmente é um marco histórico, todavia um marco triste, porque queria ver o Papa em vida, celebrar o representante de Cristo na Terra. Infelizmente, teremos que ver a partida dele’’, lamentou Souza.
O depoimento de Adailton ressoa com muitos outros fiéis presentes, que vieram a Roma com a esperança de ver o Papa em uma celebração, mas agora se encontram participando de sua despedida final.
Entre as muitas mensagens deixadas pelo Papa Francisco, destaca-se a de que a Igreja Católica é para todos. Este pensamento inclusivo é frequentemente mencionado pelos fiéis como um dos principais legados de seu pontificado.
*Eustáquio Ramos - correspondente da Itatiaia no Vaticano