Ouvindo...

Conclave: cardeais do Brasil já foram convocados para decidir o novo papa; veja quem são

Conclave tem 135 cardeais com menos de 80 anos aptos a participar da eleição, entre eles estão sete brasileiros

Os cardeais do Brasil responsáveis por escolher o sucessor do Papa Francisco, já receberam a convocação para o Conclave em Roma. A informação foi confirmada pelo cardeal brasileiro Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília.

“Recebemos hoje uma convocação do Colégio Cardinalício. O Conclave, amanhã já vai ter uma reunião, pediram para ir a Roma porque o Papa vai ser sepultado. Amanhã, tem uma primeira reunião que deve definir uma agenda e, depois, a primeira parte do Conclave”.

Na primeira parte do Conclave, participam todos os cardeais, inclusive os que tem mais que 80 anos. O Brasil será representado por 8 cardeais, incluindo o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), de 88 anos.

O Conclave tem 135 cardeais com menos de 80 anos aptos a participar da eleição, membros do Colégio. Dentre eles estão aptos sete brasileiros. São eles:

  • Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP), 75 anos
  • Cardeal João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília (DF)
  • Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
  • Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA), 65 anos
  • Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF)
  • Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM)
  • Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB
Leia também

Morte do Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu nesta segunda-feira (21) às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília), aos 88 anos.

Segundo boletim médico divulgado pelo Vaticano, Francisco morreu de AVC e insuficiência cardíaca. As causa da morte foram agravadas pelas condições do papa, pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2.

O pontífice argentino foi o primeiro papa latino-americano e jesuíta a assumir a liderança da Igreja Católica. Ele permaneceu no papado por 12 anos, desde 2013.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde