Ouvindo...

Atriz Nicola Coughlan arrecada mais de 70 mil libras em apoio à comunidade trans

A atriz se posiciona contra decisão da Suprema Corte britânica que restringe o conceito legal de “mulher” e promove campanha solidária

Atriz arrecadou mais de 70 mil libras para uma instituição de caridade que apoia pessoas trans no Reino Unido

A atriz irlandesa Nicola Coughlan, conhecida pelo papel de Penelope Featherington na série Bridgerton, arrecadou mais de 70 mil libras para uma instituição de caridade que apoia pessoas trans no Reino Unido.

A ação solidária veio em resposta à decisão recente da Suprema Corte britânica que define “mulher” exclusivamente com base no sexo biológico, o que pode comprometer direitos garantidos à população trans nas leis de igualdade em vigor no Reino Unido.

Em uma publicação nas redes sociais, Nicola declarou repúdio à decisão judicial e incentivou seus seguidores a se manifestarem em apoio à comunidade trans. “Ver uma comunidade já marginalizada ser ainda mais atacada pela lei é realmente repugnante”, afirmou a atriz, ao anunciar sua campanha de arrecadação.

Leia também

A quantia levantada foi destinada à organização Not A Phase, que atua na melhoria da qualidade de vida de adultos trans em todo o país, por meio de projetos de conscientização, iniciativas de liderança e ações sociais.

“Se você é uma pessoa cisgênero e aliada da comunidade trans, este é o momento de se posicionar. Faça sua voz ser ouvida e mostre aos seus amigos trans e não binários que você está ao lado deles e continuará lutando pelos seus direitos”, completou Nicola.

Confira o vídeo da atriz

Crítica à J.K Rowling

A atriz também criticou figuras públicas que celebraram a decisão da corte, como a autora da série de livros Harry Potter, J.K. Rowling,que é abertamente transfóbica e publicou nas redes sociais uma foto ironizando a vitória do grupo For Women Scotland, responsável por levar o caso à Justiça.

*Sob supervisão de Felippe Drummond

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas