Milhares protestam contra decisão da Suprema Corte sobre pessoas trans em Londres

Manifestantes afirmam que identidade de gênero deve ser respeitada e criticam decisão que limita definição legal de mulher ao sexo biológico

Suprema Corte do Reino Unido que restringiu a definição legal de “mulher” ao sexo biológico

Milhares de manifestantes tomaram as ruas de Londres em defesa dos direitos das pessoas trans, poucos dias após uma decisão da Suprema Corte do Reino Unido que restringiu a definição legal de “mulher” ao sexo biológico. Manifestação aconteceu nesse último sábado (19).

O protesto foi motivado por um caso movido pelo grupo For Women Scotland (FWS), que questionou a decisão do governo escocês de incluir mulheres trans nas cotas de representatividade de gênero em conselhos do setor público.

O tribunal deu razão ao grupo, afirmando que, para fins legais, o termo “mulher” se refere exclusivamente ao sexo biológico feminino — mesmo no caso de pessoas trans com certificado oficial de reconhecimento de gênero.

Leia também

Em resposta, ativistas organizaram uma manifestação massiva no centro de Londres, com faixas que diziam “Direitos trans são direitos humanos” e “Mulheres trans são mulheres”. Bandeiras do orgulho LGBTQIA+ e da comunidade trans também marcaram presença na multidão, em um apelo coletivo por respeito à identidade de gênero e inclusão nas políticas públicas.

Assista o momento da manifestação

Os manifestantes consideraram a decisão um retrocesso nos avanços conquistados nos últimos anos e destacaram a importância de políticas que reconheçam a diversidade de identidades.

*Sob supervisão de Felippe Drummond

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...