Ouvindo...

Harvard pode perder direito de registrar estudantes estrangeiros; entenda

Departamento de segurança dos Estados Unidos ameaçou retirar a certificação da universidade no Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio (SEVP)

A Universidade de Harvard pode perder o direito de matricular estudantes estrangeiros caso não entregue registros de ‘atividades ilegais e violentas’ de alunos vindos de outros países. O anúncio foi feito pela Secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, nesta quarta-feira (16).

Segundo o Departamento de Segurança dos Estados Unidos, a secretária escreveu uma carta exigindo “registros detalhados das atividades ilegais e violentas dos portadores de visto de estudante estrangeiro de Harvard até 30 de abril de 2025". Caso não mandasse, a universidade perderia a certificação no Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio (SEVP).

Essa certificação permite que Harvard emita formulários para estudantes internacionais admitidos, que eles podem usar para solicitar vistos de entrada nos Estados Unidos.

Leia também

Os estudantes internacionais representam 27,2% das matrículas em Harvard neste ano, segundo a CNN.

Vale lembrar que o governo norte-americano cancelou duas bolsas federais que somam 2,7 bilhões de dólares para Harvard após a universidade se recusar a cumprir exigências do Estado.

Um porta-voz da universidade afirmou que está ciente da carta, mas reitera que não abrirá mão de sua independência, nem de seus direitos constitucionais. “Continuaremos a cumprir a lei e esperamos que a Administração faça o mesmo”, dizia o comunicado.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.