Ouvindo...

Elon Musk pode deixar governo Trump nas próximas semanas, diz site

Bilionário é líder do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) e conselheiro do presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria dito ao seu círculo íntimo que o bilionário Elon Musk deixaria o governo nas próximas semanas. A informação foi divulgada pelo portal “Politico” nesta quarta-feira (2). O anúncio do afastamento do bilionário teria sido feito durante uma reunião de gabinete em que Musk estava presente no dia 24 de março.

Três fontes afirmaram ao portal que o republicano segue insatisfeito com o trabalho de Musk como seu conselheiro e líder do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). Os dois teriam chegado à decisão de romper as relações oficiais de forma mútua.

Contudo, um alto funcionário do governo afirmou à reportagem do portal que Musk deve manter um papel como conselheiro informal de Trump. Outro declarou que quem acredita que o empresário vai desaparecer completamente do governo está “se enganando”.

As fontes ainda relataram ao site que a transição deve corresponder ao fim do tempo determinado para Elon Musk como um “funcionário especial do governo”. O status isenta temporariamente de parte de regras éticas e de conflitos de interesses e dura 130 dias.

Musk e Trump já haviam dado sinais de uma possível saída do empresário do governo no passado. Na última quinta-feira (27), em entrevista à Fox News, ao ser questionado se estaria pronto para deixar a gestão do republicano quando seu status especial expirasse, Elon respondeu que o sentimento é de missão cumprida. “Acho que teremos realizado a maior parte do trabalho necessário para reduzir o déficit em US$ 1 trilhão dentro desse prazo”, disse.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.
Leia mais