O Aeroporto Heathrow, em Londres, anunciou que espera retomar totalmente as atividades neste sábado (22). Ele foi fechado e teve todos os voos cancelados devido a um incêndio em uma estação de energia que comprometeu o
funcionamento do aeroporto.
“Nossas equipes trabalharam incansavelmente desde o incidente para garantir uma recuperação rápida. Agora podemos reiniciar os voos com segurança, priorizando a repatriação e a realocação de aeronaves. Por favor, não viaje para o aeroporto, a menos que sua companhia aérea tenha lhe aconselhado a fazê-lo”, dizia o comunicado.
“Esperamos executar uma operação completa amanhã e forneceremos mais informações em breve. Nossa prioridade continua sendo a segurança de nossos passageiros e daqueles que trabalham no aeroporto. Pedimos desculpas pelo inconveniente causado por este incidente”, finalizou.
O
primeiro avião a pousar no local depois do fechamento do aeroporto foi o Airbus A380-800, da British Airlines, vindo do Aeroporto de Gatwick, a 40 km de distância de Heathrow, nesta tarde. Oito voos de longa duração da companhia serão realizados à noite, com destino a Joanesburgo, Singapura, Riade, Cidade do Cabo, Sydney e Buenos Aires.
Por causa do fechamento do aeroporto,
mais de 1.350 voos foram cancelados, e alguns foram desviados a outros terminais da Europa ou voltaram para seus locais de origem.
Passageiros precisaram ficar retidos em Londres, em conexões e nos aeroportos de partida.
O incêndio
Um transformador de uma estação elétrica que alimenta o
Aeroporto Heathrow, em Londres, pegou fogo no fim desta quinta-feira (20), causando falta de energia a diversas pessoas e fechando o aeroporto,
o quarto maior do mundo, nesta sexta-feira (21).
A polícia antiterrorista atua na investigação.
Cerca de 150 pessoas foram evacuadas e
diversas residências da região ficaram sem energia. Vários vídeos publicados nas redes sociais mostram as chamas e colunas de fumaça saindo da instalação.