Ouvindo...

Sobe para 16 o total de mortos após dilúvio em Bahía Blanca, Argentina

Cidade foi atingida por temporal na sexta (7) e dois dias depois ainda tem ruas alagadas

Subiu para 16 o total de mortos após temporal que atingiu a cidade de Bahía Blanca, na Argentina, na última sexta-feira (7). A informação foi atualizada neste domingo (9), em comunicado emitido por autoridades argentinas.

Quem eram os mortos?

Em entrevista coletiva na tarde deste domingo (9), o prefeito da cidade, Federico Susbielles, afirmou que vários dos falecidos eram idosos que estavam em casas de repouso. Ele afirmou, também, que onze pessoas já foram identificadas e que a Prefeitura não descarta que mais mortos sejam localizados e posteriormente identificados.

O número, no entanto, pode continuar a subir. O Ministério da Segurança de Buenos Aires, província onde fica Bahía Blanca, informou à AFP que há ainda outros 100 chamados para pessoas desaparecidas em averiguação.

Leia também

Desalojados e reconstrução

Pelo menos 1400 pessoas seguem desalojadas na região após as chuvas. A cidade foi atingida, em poucas horas, pelo volume de chuvas esperado para todo o ano. Carros foram arrastados e vizinhanças estão completamente alagadas dois dias depois do forte temporal.

O prefeito Susbieles explicou que o arroio Maldonado, que divide a cidade, transbordou com as fortes chuvas e implicou na perda da capacidade operacional das equipes de resgate, atingindo ambulâncias, patrulheiros, móveis e caminhonetes.

Até agora, ele avalia os danos da inundação em 400 milhões de dólares, o que equivale a cerca de 2,3 bilhões de reais, em danos à infraestrutura.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.
Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.