Ouvindo...

O que se sabe sobre as irmãs Delfina e Pilar Hecker, desaparecidas após enchente na Argentina

Meninas de 1 e 5 anos desapareceram após carro ser atingido por inundação em Bahía Blanca

As irmãs Delfina (1 ano) e Pilar Hecker (5 anos) desaparecidas após enchente em Bahía Blanca, Argentina

Delfina e Pilar Hecker, irmãs de 1 e 5 anos de idade respectivamente, estão entre a centena de desaparecidos após um temporal e inundações que atingiram a cidade de Bahía Blanca na Argentina, na última sexta-feira (7).

As meninas estavam em um carro circulando pela Rota 3, na região de Cerri. Javier Alonso, Ministro da Segurança da Província de Buenos Aires, afirmou que o veículo foi atingido por uma forte enxurrada e, em questão de segundos, elas foram arrastadas.

Reportagem do portal local MDZ apurou que a família tentava sair de Bahía Blanca em direção a Mayor Buratovich para escapar das inundações. Porém, a enxurrada atingiu os veículos em que estavam Rubén Zalazar, motorista, Marina Haag, a mãe, e as duas meninas.

Ao tentar tirar as meninas do carro e transferi-las para uma van vermelha com a logo da empresa “Andreani”, que era conduzida por Rubén, a correnteza impediu a operação. Ainda segundo o MDZ, a mãe foi resgatada por um morador da região. Segundo testemunhas, Delfina foi arrastada pela correnteza e Pilar teria ficado no teto da van . No entanto, elas não foram resgatadas, assim como o motorista.

Leia também

Apelos familiares

Familiares têm recorrido às redes sociais para buscar informações. É o caso de uma das tias das meninas, identificada como Fer Hecker, que foi ao Facebook postar fotos das meninas e pedir ajuda na localização.

A postagem traz fotos das meninas e diz: “São minhas sobrinhas Delfina e Pilar Hecker.. qualquer informação entre em contato com meu celular 291-5737014 ou com os números mencionados... Só peço que compartilhem por favor... Gente meu irmão e cunhada já localizamos eles.. Saudades das minhas sobrinhas!! ️!! ️!! ️!! ️se alguém souber se foram levadas para um centro de evacuação, hospital ect precisamos que eles se comuniquem... compartilhem por favor.”

Postagem de Fer Hecker sobre desaparecimento das sobrinhas

Imagens das buscas foram divulgadas pelas autoridades locais no X:

Dilúvio em Bahía Blanca

Até o fim da tarde deste domingo (9), as autoridades argentinas já tinham confirmado 16 mortes após os temporais que atingiram a cidade de Bahía Blanca.

Onze pessoas já foram identificadas e que a Prefeitura não descarta que mais mortos sejam localizados e posteriormente identificados. A maior parte dos mortos era de pessoas idosas, moradores de casas de apoio e casas de repouso.

Pelo menos 1400 pessoas seguem desalojadas na região após as chuvas. A cidade foi atingida, em poucas horas, pelo volume de chuvas esperado para todo o ano. Carros foram arrastados e vizinhanças estão completamente alagadas dois dias depois do forte temporal.

O prefeito da cidade, Federico Susbieles, explicou que o arroio Maldonado, que divide a cidade, transbordou com as fortes chuvas e implicou na perda da capacidade operacional das equipes de resgate, atingindo ambulâncias, patrulheiros, móveis e caminhonetes.

Até agora, ele avalia os danos da inundação em 400 milhões de dólares, o que equivale a cerca de 2,3 bilhões de reais, em danos à infraestrutura.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.