Israel anunciou neste domingo (9) que deixará de fornecer eletricidade à
O ministro da Energia israelense, Eli Cohen, anunciou em vídeo que assinou a ordem para interromper imediatamente o fornecimento de eletricidade à Faixa de Gaza. Segundo Cohen, Israel “usará todas as ferramentas à [sua] disposição para trazer de volta os reféns e garantir que o Hamas não esteja em Gaza um dia após” o fim da guerra.
A ordem, segundo Cohen, partiu do gabinete do
“Chantagem inaceitável”
O Hamas denunciou a decisão de Israel como uma “chantagem inaceitável”, especialmente após o território já ter sido privado de alimentos, medicamentos e água.
A única linha de energia entre Israel e Gaza abastece a principal usina de dessalinização do território, que atende a mais de 600.000 pessoas. Os habitantes de Gaza dependem principalmente de painéis solares e geradores a gasolina para obter eletricidade, segundo informou a Agência France Presse.
Atualmente, vários locais funcionam à base de geradores movidos a gasolina, como hospitais.
Trégua
As
Novas negociações indiretas entre Israel e o Hamas estão previstas para definir as modalidades de extensão da trégua no território palestino e devem ocorrer no Catar. Uma delegação do Hamas viajou para Doha neste domingo (9), e