Ouvindo...

População poderá atirar em ursos em casos de emergência, decide Japão

A decisão ocorre em meio a um aumento significativo nos ataques de ursos na região

Urso preto

O governo japonês aprovou, nesta sexta-feira (21), um projeto de lei que permite que caçadores atirem em ursos em casos de emergência, segundo a agência de notícias Agence France Presse (AFP). A decisão ocorre em meio a um aumento significativo nos ataques de ursos na região.

As mudanças climáticas afetam fontes de alimento e os períodos de hibernação dos ursos, o que pode ter feito com que esses animais fossem à cidade com mais frequência. O despovoamento causado pelo envelhecimento da sociedade também pode ter ajudado para isso.

Atualmente, é proibido atirar em animais como ursos ou javalis em áreas residenciais do Japão. O Ministério do Meio Ambiente espera apresentar a mudança na lei ao parlamento nos próximos meses e promulgá-lo antes do outono, época que os ursos costumam aparecer.

Leia também

Somente a polícia pode autorizar que disparos sejam feitos contra esses animais em áreas povoadas, no entanto, a corporação só pode dar esse comando em situações “extremamente terríveis”.

“Você teria que esperar até que alguém estivesse realmente em perigo para obter aprovação da polícia”, disse um funcionário do Ministério do Meio Ambiente à AFP.

Repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Com formação na PUC Minas, passou pelo portal R7, da Record.