Nesta sexta-feira (21) o Papa Francisco faz sete dias que está internado no Hospital Gemelli de Roma e conforme o boletim médico divulgado hoje, ‘a noite transcorreu bem e Francisco se levantou e tomou o café da manhã'. O pontífice foi
‘Ele está apirético (sem febre) e seus parâmetros hemodinâmicos (pressão da artéria pulmonar) continuam estáveis’, apontou o boletim dessa quinta-feira (20). Internado, o papa continua se dedicando a atividades do trabalho. Caso Francisco precise se afastar, as funções são repassadas ao
O boletim médico divulgado na noite de quarta-feira (19) destacou que as condições clínicas são ‘estáveis’ e com ‘
“O Papa tem alguns focos de pneumonia, continua respirando de forma autônoma e o coração segue forte”, informou a Santa Sé. Ainda conforme o Vaticano, o pontífice que assumiu o posto em 2013, teve seu diagnóstico alterado e não há previsão de alta. Ele permanecerá no hospital pelo tempo que for necessário, segundo o boletim médico.
O que é infecção polimicrobiana?
Em entrevista à Itatiaia, a médica pneumologista e paliativista da Saúde no Lar, Michele Andreata, explicou que a infecção é comum em pacientes com doenças pulmonares, exemplo do caso de pontífice.
“Infecção polimicrobiana é aquela causada por dois ou mais microrganismos simultaneamente, podendo envolver bactérias, vírus e fungos. Esse tipo de infecção é comum em contextos hospitalares, imunossupressão e em pacientes com doenças pulmonares estruturais, como DPOC, bronquiectasias e sequelas pulmonares”, explicou ela.