Ouvindo...

Veja o que se sabe sobre o acidente do avião que ‘capotou’ no aeroporto de Toronto

Pelo menos 18 pessoas ficaram feridas após um acidente de avião no Aeroporto Internacional Toronto Pearson, no Canadá

Pelo menos 18 pessoas ficaram feridas após um avião capotar ao pousar no aeroporto de Toronto no Canadá, de acordo com o chefe dos bombeiros Todd Aitken. O acidente aconteceu nessa segunda-feira (17) e três pessoas precisaram ser encaminhadas para o hospital em estado grave.

Ainda não estão claras as circunstâncias do acidente, segundo a polícia local. Conforme o Flight Radar, a aeronave é do modelo Mitsubishi CRJ-900LR. O voo da Delta Air Lines com 80 pessoas a bordo de Minneapolis acabou de cabeça para baixo na pista, e um passageiro descreveu estar pendurado “como morcegos”.

O incidente ocorreu menos de três semanas após um avião da American Airlines colidir no ar com um helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA durante a aproximação ao Aeroporto Nacional Reagan, em Washington DC. As condições do aeroporto de Toronto Pearson, o maior do Canadá, eram de tempo seco e sem vento cruzado no momento em que um jato aterrissou.

Uma das hipóteses para o capotamento levantada por especialistas era de que uma forte rajada de vento cruzado, que bate na lateral da aeronave quando ela está perto de pousar e pudesse ter desestabilizado o avião e provocado o capotamento, mas o bombeiro descartou essa possibilidade.

“O que podemos dizer é que a pista estava seca e não havia condições de vento cruzado”, disse Aitken.

Um usuário do Facebook que diz ser passageiro do voo, John Nelson, publicou um vídeo mostrando o avião acidentado, com a legenda: “Nosso avião se acidentou. Está de cabeça para baixo.” “A maioria das pessoas parece estar bem. Estamos todos descendo”, acrescentou.

Leia também

A região de Toronto tem enfrentado fortes nevascas nos últimos dias. Segundo o Serviço Meteorológico do Canadá, o aeroporto enfrentava de vento de até 65 km/h. A temperatura era de aproximadamente -8,6°C.

Havia 80 pessoas a bordo, dos quais 76 passageiros e quatro tripulantes conseguiram sair da aeronave. Segundo à ministra dos Transportes, Anita Anand, uma criança, um homem de cerca de 60 anos e uma mulher na mesma faixa de idade foram levados de helicóptero para hospitais da região.

“A causa do acidente ainda está sob investigação e sendo conduzida pelo Transportation Safety Board. Não é apropriado para nós comentarmos neste momento”, disse o chefe do Corpo de Bombeiros. Duas pistas do aeroporto permanecerão fechadas enquanto as autoridades investigam o acidente, disse o CEO do aeroporto.

"É incrível que ainda estejamos aqui”, diz passageiro

Um passageiro que estava dentro da aeronave disse comentou sobre o acidente e dos momentos de pânico.

"É incrível que ainda estejamos aqui”, disse John Nelson à CNN que não sabia que havia algo errado com o avião. Ainda segundo ele, os passageiros notaram rajadas de vento e muita neve na pista conforme eles se aproximavam.

“Quando batemos, foi com muita força, atingiu o solo e o avião foi para o lado”, disse Nelson, acrescentando que viu “uma grande bola de fogo” saindo do lado esquerdo do avião. O homem estava na fileira 10 da aeronave, sentado na frente da asa. Assim que o avião parou, Nelson disse que as pessoas começaram a gritar para sair.

“Foi um caos em massa”, disse ele. Nelson e seu companheiro de assento estavam pendurados de cabeça para baixo quando o avião parou. “Até agora eu cheiro a combustível de jato.”


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais