Fenômeno astronômico extremamente raro, em 2025, sete planetas do sistema Solar irão se alinhar e ficarão visíveis ao mesmo tempo. Na noite de 28 de fevereiro, milhões de pessoas poderão ver Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte.
O ano de 2025 foi premiado pelas ocorrências astronômicas, já que agora, no mês de janeiro, seis planetas poderão ser vistos juntos. Nessa primeira aparição será possível ver Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus e Saturno.
Leia mais:
Fenômeno raro: nuvem ‘madrepérola’ chama atenção de moradores da Escócia Fenômeno raro entre planetas e a lua impactará a comunicação, diz astrólogo Eclipse solar: veja fotos do fenômeno ao redor do Brasil e do mundo
Na astronomia é comum ocorrerem alinhamentos entre planetas, mas a maioria delas não envolve tantos astros. Os fenômenos entre seis e cinco planetas acontecem com mais frequência dos que os de sete.
Como ocorre o alinhamento entre os planetas?
O alinhamento planetário é um fenômeno astronômico resultante da inclinação similar das órbitas dos planetas em relação ao plano eclíptico. Essa configuração permite que, em determinados períodos, os planetas se encontrem em uma mesma região do céu quando observados da Terra.
Os interessados em observarem esse fenômeno devem fazer um planejamento cuidadoso, porque fatores como a localização geográfica, o horário e as condições climáticas interferem na visualização.