Ouvindo...

Trudeau rebate Trump e diz que não há ‘menor chance’ do Canadá ser anexado aos Estados Unidos

O republicano chegou a sugerir, mais de uma vez, que o Canadá deveria se tornar o 51º estado dos Estados Unidos

“Nunca, jamais o Canadá será anexado aos Estados Unidos”, escreveu o premiê no X, antigo Twitter

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, reagiu às falas de Donald Trump, sobre uma eventual anexação do território canadense aos Estados Unidos. Em uma publicação, feita nas redes sociais, Trudeau diz que não “há mínima chance” do Canadá ser incorporado aos EUA.

“Trabalhadores e comunidades em ambos os países se beneficiam de serem os maiores parceiros no comércio e na segurança”, escreveu no X, antigo Twitter.

Na segunda-feira (6), o republicano voltou a sugerir que o Canadá deveria se tornar o “51º estado” dos Estados Unidos. A declaração veio no mesmo dia em que Trudeau anunciou a renúncia do cargo de primeiro-ministro.

Leia também

Em meio a crise política interna, o premiê disse que irá permanecer no cargo até que seja escolhido um substituto.

Em dezembro, Trump ameaçou taxar produtos canadenses em 25%, caso o primeiro-ministro não tomasse providências no “fluxo de migrantes” e “entorpecentes” para os EUA. Com as ameaças, a vice-premiê e ministra das Finanças, Chrystia Freeland, pediu demissão alegando “diferenças” com Trudeau sobre como lidar com a situação.

Além da renúncia, o primeiro-ministro também dissolveu o parlamento, que permanece na atual configuração até 24 de março


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.