Mulher é acusada de extorquir mais de 300 homens na Espanha usando IA

Suspeita criou identidade falsa e ameaçou divulgar fotos íntimas das vítimas

Uma mulher de 26 anos foi presa na província de Guipúzcoa, na Espanha, acusada de extorquir 311 homens utilizando imagens geradas por inteligência artificial. A operação foi conduzida por agentes da ‘Secção de Cybercriminalidade da Esquadra Provincial de Málaga’ e da ‘Brigada Provincial de Polícia Judiciária de San Sebastián’.

De acordo com reportagem publicada pelo blog Page Not Found, do jornal Extra, as investigações revelaram que a suspeita, cuja identidade não foi divulgada, criou uma imagem fictícia para se apresentar nas redes sociais e aplicativos.

Usando um corpo gerado por inteligência artificial, ela atraía vítimas, conquistava sua confiança e as persuadia a enviar fotos íntimas. Em seguida, ameaçava divulgar as imagens para familiares e conhecidos, caso não recebesse os pagamentos exigidos.

Leia também

Diferentemente de organizações criminosas especializadas, a mulher atuava sozinha. Segundo as autoridades, ela arrecadou cerca de R$ 104 mil em oito meses de golpe.

Ainda segundo o site brasileiro, as autoridades chegaram ao número de 311 vítimas ao rastrear os pagamentos realizados nas contas bancárias da investigada. No entanto, acredita-se que a quantidade real de vítimas seja maior, já que muitos podem ter optado por não denunciar o caso por motivos pessoais.

A investigação começou após a polícia identificar coincidências em uma série de casos de extorsão. Por meio do rastreamento do dinheiro e da análise de contas nas redes sociais, os agentes conseguiram localizar a suspeita.

No celular da mulher, foram encontrados registros de 3,5 mil conversas em diversas plataformas e evidências das contas que ela utilizava para cometer os crimes.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.

Ouvindo...