Ouvindo...

Israel cumpre ameaça e invade Gaza na véspera do 7 de outubro

Tel Aviv diz que objetivo foi desmantelar novas células do Hamas. Ainda não há informações sobre número de vítimas

A ação contou com tanques, blindados e ataques aéreos

Israel cumpriu a promessa e lançou uma ofensiva terrestre na véspera do aniversário do 7/10 contra a Faixa de Gaza, nessa madrugada. O fato acontece depois de meses de trégua. O objetivo, segundo Tel Aviv, é desmantelar novas células do Hamas e evitar a reorganização do grupo terrorista no norte da região palestina.

A ação contou com tanques, blindados e ataques aéreos que se espalharam por todo o território ao longo da madrugada desse domingo (6). Ao menos 20 pessoas morreram no norte de Gaza, segundo as autoridades locais.

A operação israelense aconteceu logo após as Forças Armadas decretarem estado de alerta para ataques terroristas devido ao aniversário do 7 de Outubro, o maior atentado de sua história, promovido pelo Hamas há um ano.

O conflito na região escalou para a possibilidade de uma guerra maior, depois da ofensiva contra o Hezbollah, aliado do Hamas no Líbano e o bombardeio promovido pelo Irã na semana passada.

Ainda não há um balanço de vítimas. Na sexta retrasada (27) Tel Aviv matou o chefe da facção, Hassan Nasrallah. Na quinta (3), provavelmente atingiu seu sucessor presumido, Hashem Safieddine, que não mais foi visto. Ainda não há confirmação de seu paradeiro.

Leia mais:

Na véspera do histórico 7/10, Israel diz que vai responder ataque do Irã

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.