Ouvindo...

Fazendeiro brasileiro é suspeito de iniciar incêndio que atinge mais 70 mil hectares no Paraguai

Incêndio de grandes proporções que atinge o Monumento Nacional Cerro Chovoreca, no norte do Paraguai e na fronteira com a Bolívia desde sexta-feira (6)

Um incêndio de grandes proporções que atinge o Monumento Nacional Cerro Chovoreca, no norte do Paraguai e na fronteira com a Bolívia, já destruiu mais 70 mil hectares da área de reserva do país. Conforme informações do portal MetSul, há indícios que o fogo teria sido provocado na propriedade do brasileiro Tomás Reis, na fazenda Clemencia S.A.

Leia mais:

A área que tem mais de 100 mil hectares de vegetação foi declarada,em 1998, pelo Paraguai como área silvestre protegida e, em 2001, foi declarada como núcleo de reserva da biosfera do Chaco. Conforme o jornal paraguaio ABC, o fogo teria se iniciado em fazendas vizinhas da região e, no momento, o incêndio está fora de controle, com equipes dos corpos de bombeiros atuando no local.

Leia também

As chamas se iniciaram na sexta-feira (6) e continuam a se alastrar nesta segunda-feira (9). Além da destruição da vegetação, as autoridades do país estão preocupadas com a reserva indígena do povo Ayoreos, que vive isolada na região e que nunca teve contato outras sociedades. Conforme a estimativa do governo local, cerca de 50 pessoas vivem na reserva.

De acordo com o Corpo de Bombeiros local, estão empenhados no controle das chamas 23 oficiais da Secretária de Emergência Nacional. Os agentes têm trabalhado em conjunto com funcionários das fazendas locais e de militares. Contudo, apesar dos esforços, o vento tem espalhado o fogo na região que não chove há mais de 100 dias.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Leia mais