O candidato à Presidência dos Estados Unidos, o ex-presidente Donald Trump, anunciou na quinta-feira (5), que irá nomear o bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), como presidente de uma “comissão de eficiência governamental” em um eventual segundo mandato.
Durante um discurso sobre seu programa econômico em Nova York, Trump garantiu que Musk aceitou a missão de realizar uma “auditoria completa” para acabar com o desperdício de “bilhões” em dinheiro público.
Portanto, se for eleito, Trump disse que irá criar, por sugestão de Musk, “uma comissão de eficiência governamental encarregada de conduzir uma auditoria financeira e de gestão completa de todo o governo federal”, com o bilionário à frente da organização.
“Esta comissão desenvolverá um plano de ação para eliminar totalmente a fraude e os pagamentos indevidos em seis meses. Isso economizará bilhões de dólares”, declarou o ex-presidente. Trump, no entanto, não especificou quais são os gastos que pretende cortar.
Em uma publicação no X, Musk afirmou que aceitará o convite. “Quero servir aos Estados Unidos se a oportunidade surgir. Não preciso de salário, nem de título, nem de reconhecimento”, escreveu.
Elon Musk é considerado o homem mais rico do mundo, segundo a Forbes. Recentemente, ele se tornou uma nova voz na política americana, mas é criticado por usar o X para difundir teorias conspiratórias de direita, desde que comprou a plataforma em 2022.
*Com informações de AFP