Natal na Venezuela começa no dia 1º de outubro, decreta Nicolás Maduro

A mudança foi informada por Maduro durante participação em um programa na emissora venezuelana Globovisión, na última segunda-feira (2)

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que o Natal de 2024 no país será antecipado para o dia 1º de outubro. A mudança foi informada por Maduro durante participação em um programa na emissora venezuelana Globovisión, na última segunda-feira (2).

''É setembro e já cheira a Natal e por isso este ano em homenagem ao povo combativo, em agradecimento a vocês, vou decretar o Natal para 1º de outubro; “O Natal chegou com paz, felicidade e segurança”, disse o presidente diante dos aplausos dos espectadores. “O Natal começa em 1º de outubro”, disse o chefe do Executivo.

A mudança determinada por Maduro coincide com o momento de tensão ao qual a Venezuela atravessa desde as eleições presidenciais. Oposição e grande parte da comunidade internacional questionam o resultado do pleito, que elegeu Maduro para mais um mandato.

Nessa segunda, inclusive, o Ministério Público da Venezuela pediu à Justiça que seja emitido um mandado de prisão contra Edmundo González, opositor de Maduro nas eleições.

Leia mais

Leia também

Não é a primeira vez em que Nicólas Maduro antecipa as festividades na Venezuela. Em 2020, o presidente, em meio a um grave cenário gerado pela pandemia, optou em iniciar as comemorações no dia 15 de outubro.

No ano seguinte, as celebrações iniciaram no dia 4 de outubro.

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.

Ouvindo...