EUA apreende avião de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, na República Dominicana

Estados Unidos entenderam que a aquisição da aeronave, avaliada em US$ 13 milhões, violava as sanções contra a Venezuela; aeronave foi levada para a Flórida nesta segunda (2)

Avião presidencial levava Nicolás Maduro para encontro com líderes ao redor do mundo

Os Estados Unidos anunciaram que apreenderam o avião do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na República Dominicana. A aeronave foi levada para a Flórida nesta segunda-feira (2), de acordo com duas autoridades americanas.

A apreensão aconteceu depois que os Estados Unidos entenderam que a aquisição da aeronave, avaliada em US$ 13 milhões, violava as sanções dos EUA, entre outras questões criminais.

“O Departamento de Justiça apreendeu uma aeronave que foi adquirida ilegalmente por 13 milhões de dólares (73 milhões de reais na cotação atual) através de uma empresa de fachada e foi contrabandeada para fora dos Estados Unidos para ser usada por Nicolás Maduro e seus comparsas”, disse o procurador-geral Merrick Garland em comunicado.

Leia também

À CNN internacional, uma autoridade americana disse que a apreensão da aeronave, descrita como o equivalente venezuelano ao avião do presidente dos EUA, o Air Force One, faz parte de uma investigação do governo venezuelano.

“Isso envia uma mensagem até o topo. A apreensão de um avião de chefe de Estado estrangeiro é inédita em matéria penal. Estamos enviando aqui uma mensagem clara de que ninguém está acima da lei, ninguém está acima do alcance das sanções dos EUA”, disse a fonte que não identificada.

Leia mais:

A situação financeira da Venezuela fez com que muitos venezuelanos imigrassem para os Estados Unidos, através da fronteira com o México. A situação fez com que o governo americano tentasse interromper o fluxo de bilhões de dólares para o governo venezuelano.

A Homeland Security Investigations – a segunda maior agência de investigação do governo federal – apreendeu dezenas de veículos de luxo, entre outros bens, com destino à Venezuela.

A operação de apreensão do avião de Maduro contou com a participação de várias agências federais americanas, como Agentes de comércio, Departamento de Indústria e Segurança; e o Departamento de Justiça, além do governo da República Dominicana.

*Com informações de CNN Internacional e AFP


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...