Ouvindo...

Fundador do Telegram é preso ao desembarcar de jatinho particular na França; saiba o motivo

O bilinário russo Pavel Durov é acusado de facilitar tráfico de drogas, crime contra crianças e fraudes pela plataforma; falta de moderadores ajudam criminosos, concluiu polícia francesa

Pavel e o irmão Nikolai Durov fundaram o Telegram em 2013

O bilionário fundador do aplicativo de mensagens instantâneas Telegram, Pavel Durov, foi preso na noite deste sábado (24) no aeroporto de Bourget, nos arredores de Paris. Segundo a imprensa francesa, ele foi detido ao desembarcar de seu jatinho particular.

Durov tinha um mandado de prisão em aberto na França, emitido com base em uma investigação preliminar. Os policiais consideraram que a falta de moderadores no Telegram favorece a prática de atividades criminosas dentro do aplicativo.

Isso faz com que Durov seja considerado cúmplice de crimes, como tráfico de drogas, crimes contra crianças e fraudes. Questionado pela agência, o Telegram não comentou a prisão de seu fundador. O Ministério do Interior francês e a polícia também não se manifestaram.

Leia também

O Telegram foi criado em 2013 pelos irmãos russos Pavel e Nikolai Durov. A sede da empresa, no entanto, fica em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. De acordo com a revista Forbes, a fortuna de Durov é estimada em US$ 15,5 bilhões.

Pavel deixou a Rússia em 2014 após se recusar a atendes as exigências de fechar comunidades de oposição no aplicativo VKontakte” ou “VK”, a maior rede social da Rússia e um dos sites mais acessados no mundo, sendo chamado de “Facebook russo”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.