Ouvindo...

Argentina reconhece González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Além da Argentina, os Estados Unidos também já afirmaram que Maduro perdeu as eleições

Urrutia tem 74 anos e foi o candidato da Plataforma Democrática Unitária (PUD), aliança que reúne os principais partidos e líderes da oposição a Nicolas Maduro na Venezuela

O governo argentino reconheceu, nesta semana, Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela, segundo afirmou a chanceler Diana Mondino na rede X, atingo Twitter.

“Todos podemos confirmar, sem nenhuma dúvida, que o legítimo vencedor e Presidente eleito é Edmundo González”, disse Mondino, em linha com um pronunciamento similar ao do chefe da diplomacia americana, Antony Blinken.

A Argentina de Javier Milei tem tecido duras críticas as eleições venezuelanas, que aconteceram no último domingo (28). O presidente eleito, Nicolas Maduro, expulsou embaixadores argentinos da Embaixada da Argentina em Caracas. Após a expulsão, o Brasil assumiu o imóvel para garantir a proteção do prédio e de opositores que ocupam o local. O presidente da Argentina, no X, agradeceu o Brasil pela custódia do prédio.

“Agradeço a disposição do Brasil por assumir a custódia da Embaixada argentina na Venezuela. Também agradecemos pela representação momentânea dos interesses da República Argentina e de seus cidadãos”, escreveu Milei.

O governo argentino também pediu a emissão de um mandado de prisão internacional contra o Nicolas Maduro, que, de acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), foi reeleito com 51,2% dos votos.

Leia também

Posição do Governo brasileiro

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista para a TV Centro América, afiliada da TV Globo no Mato Grosso que não vê ‘nada grave’ nas eleições na Venezuela. “Então tem um processo. Não tem nada de grave, não tem nada de assustador, eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial. Não tem nada de anormal. Teve uma eleição. Teve uma pessoa que disse que tem 51%, tem outra pessoa que teve 40 e pouco por cento. Um concorda o outro não, entra na Justiça e a Justiça faz”, disse o presidente.


Participe dos canais da Itatiaia:

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.