Foram presos nessa quinta-feira (25) os dois líderes do cartel de Sinaloa, Ismael ‘Mayo’ Zambada, e o filho de Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán, em um dos golpes mais duros contra a facção criminosa no Texas, nos Estados Unidos.
Após uma operação de infiltração, os dois
Joaquín Guzmán López, filho do famoso
O
Guzmán se entregou e “El Mayo” foi preso, acrescentou um jornalista da Fox News na rede social X.
“Ismael Zambada García, também conhecido como ‘El Mayo’, cofundador do cartel, e Joaquín Guzmán López, filho do outro cofundador, foram presos hoje [quinta-feira] em El Paso, Texas”, informou Merrick Garland, o secretário de Justiça americano em um comunicado.
A Justiça americana acusa os dois por seu suposto papel na fabricação e no tráfico de fentanil, um potente opioide sintético e “a ameaça de drogas mais mortal que nosso país jamais enfrentou”, apontou o secretário de Justiça.
“A prisão de ‘El Mayo’ atinge o coração do cartel responsável pela maioria das drogas, incluindo o fentanil e a metanfetamina, que estão matando os americanos”, declarou Anne Milgram, chefe da DEA, a agência federal de luta contra a droga.
E a condenação do filho de “El Chapo” representa “um novo e muito duro golpe para o cartel de Sinaloa”, acrescentou.
Joaquín Guzmán López é um dos filhos do chefão das drogas que co-fundou o cartel de Sinaloa e atualmente cumpre pena de prisão perpétua nos Estados Unidos desde sua condenação em 2019.
Outro de seus filhos, Ovidio Guzmán López, foi extraditado para os Estados Unidos em 2023.
Após a prisão de “El Chapo”, vários de seus filhos, apelidados de “Los Chapitos”, herdaram o controle da organização, de acordo com as autoridades dos EUA.
*Com informações de AFP