Ouvindo...

Influenciadora Kat Torres é condenada a oito anos de prisão por tráfico humano e escravidão

O juiz Marcelo Luzio Marques Araújo, da 10ª Vara Federal do Rio de Janeiro, afirmou que a influenciadora atraiu Desirrê Freitas, de 28 anos, com o objetivo de exploração sexual

Kat Torres foi condenada a oito anos de prisão

A influenciadora brasileira Kat Torres foi condenada a oito anos de prisão por tráfico humano e escravidão, informou a estatal britânica BBC nesta segunda-feira (15). A sentença foi comunicada no dia 28 de junho.

Um documentário sobre a história de Torres foi feito pela BBC, intitulado “Do like ao cativeiro: ascensão e queda de uma guru do Instagram”. Kat foi denunciada em 2022 pelas famílias de duas jovens brasileiras sob a acusação de tráfico humano e prostituição.

O juiz Marcelo Luzio Marques Araújo, da 10ª Vara Federal do Rio de Janeiro, afirmou que a influenciadora atraiu Desirrê Freitas, de 28 anos, com o objetivo de exploração sexual. Ela ainda é investigada por crimes cometidos contra outras mulheres.

Kat foi presa em outubro de 2023, ao desembarcar de um avião vindo dos Estados Unidos. Além dela, estavam no voo dezenas de brasileiros que foram deportados por estarem em situação irregular nos EUA.

Além de Desirrê, outras 20 mulheres relataram que foram enganadas ou exploradas por Kat Torres. O advogado dela, Rodrigo Menezes, afirmou à BBC que recorreu da decisão e que ela é inocente.

Leia também

Relembre o caso

Famílias de duas jovens brasileiras acusaram a influenciadora Kat Torres de participar de um esquema de tráfico humano e prostituição nos Estados Unidos. Dessirê Freitas e Letícia Almeida estavam nos EUA trabalhando como Au pair (uma espécie de governanta) quando os familiares começaram a perceber algumas situações estranhas.

Pouco depois das denúncias, as duas jovens apontadas como vítimas fizeram uma publicação no Instagram defendendo Kat. Nos vídeos, elas afirmaram que tudo não passava de uma invenção e que as pessoas tinham “inveja delas por serem loiras e inteligentes”. Em alguns momentos, era possível ouvir a voz de Kat no fundo, orientando as meninas sobre o que falar.

No início de novembro, as três foram presas pela polícia americana, mas Kat Torres pagou a fiança e foi encaminhada para uma patrulha de imigração nos Estados Unidos. A Justiça expediu um mandado de prisão preventiva contra Kat no fim de novembro e ela foi presa no dia 18, logo após chegar em um avião de deportados enviado dos EUA para Belo Horizonte.

No dia 23 de março, Kat Torres foi transferida, por ordem da Justiça, para o Complexo Penitenciário Santo Expedito, em Bangu, no Rio de Janeiro, onde segue recolhida.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.