Ouvindo...

Infográfico: veja local do comício de Trump onde os tiros foram disparados

Em comunicado, Comitê Nacional Republicano diz que Trump pretende estar de volta aos eventos públicos em breve

Área em que ocorreu o comício do ex-presidente Donald Trump

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi levado para fora do palco em seu comício, na Pensilvânia, no sábado (13), após tiros terem sido disparados na direção do republicano. De acordo com autoridades, o incidente está sendo investigado como tentativa de assassinato.

O comício ocorreu no terreno do Butler Farm Show, no estado da Pensilvânia. Em uma declaração, um porta-voz do Serviço Secreto disse que um espectador no comício foi morto e dois ficaram gravemente feridos, e que o Serviço Secreto havia matado o suposto atirador.

Veja uma reprodução do local do comício de Trump onde os tiros foram disparados:

Área em que ocorreu comício do ex-presidente Donald Trump

De acordo com o The New York Times, um rifle semiautomático do tipo AR-15 foi recuperado de um homem branco morto, que se acredita ser o atirador. O corpo do atirador foi visto em um telhado a centenas de metros de distância do palco.

“Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita”, disse o Trump em uma publicação no Truth Social, rede social da qual ele é proprietário.

“Soube imediatamente que algo estava errado, pois ouvi um som de zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele”.

Leia também

Reações

Declarações de Trump: o republicano expressou suas condolências às famílias das vítimas e agradeceu ao Serviço Secreto e às forças de segurança pela rápida resposta. Ele também comentou sobre o som dos tiros e a percepção imediata do ferimento.

Quem mais se pronunciou: o presidente dos EUA, Joe Biden, se manifestou nas redes sociais dizendo que “não há lugar nos Estados Unidos para esse tipo de violência”.

Lula também repudiou o ataque: “O que vimos é inaceitável”. Zema desejou “rápida recuperação” a Trump e disse que “qualquer atentado contra a vida é inadmissível”. Outras figuras políticas, empresários e celebridades repercutiram o ocorrido.

Impacto: o atentado trouxe à tona preocupações sobre a segurança em eventos públicos e a polarização política nos Estados Unidos. As investigações estão em andamento para esclarecer todos os detalhes.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jessica de Almeida é repórter multimídia e colabora com reportagens para a Itatiaia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.
AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.