Ouvindo...

Lula repudia ataque a tiros em comício de Trump nos EUA: ‘o que vimos hoje é inaceitável’

Presidente se manifestou em rede social na noite deste sábado (13); Itamaraty divulgou nota oficial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou nesta noite sobre o atentado a tiros durante comício de Donald Trump nos Estados Unidos. O ex-presidente norte-americano foi atingido por um tiro de raspão na orelha segundo a imprensa norte-americana e passa bem.

Lula publicou sua manifestação na rede social X (antigo Twitter):

O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável.
Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República, em publicação no X

Outras manifestações

O post de Lula foi o primeiro posicionamento oficial do governo brasileiro. Em seguida, às 21h55, o Itamaraty divulgou nota oficial:

O governo brasileiro condena o atentado ocorrido hoje, 13 de julho, contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
Nota divulgada pelo Itamaraty

Mais cedo, o ex-presidente Jair Bolsonaro se solidarizou, desejou melhoras e disse que veria Trump na posse. Nikolas Ferreira, Bruno Engler e Sérgio Moro também se manifestaram nas redes sociais, assim como Elon Musk.

Leia também

O ataque

Donald Trump foi retirado às pressas do palco de um comício na Pensilvânia, EUA, após tiros serem ouvidos.

A imprensa norte-americana afirma que o atirador que disparou contra o ex-presidente Donald Trump, neste sábado (13), foi “neutralizado”.

Trump foi atingido de raspão na orelha e o porta-voz da campanha à reeleição afirmou que ele está bem e passa por atendimento médico.


Participe dos canais da Itatiaia:

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.