Em resposta ao aumento alarmante da criminalidade nas últimas semanas, o governo de Honduras mobilizou milhares de policiais e militares em todo o país nesta quinta-feira (4). A medida visa combater crimes violentos como homicídios, sequestros, roubos à mão armada e extorsões, que aterrorizaram a população hondurenha.
Operação nacional liderada pelo Ministro da Segurança.
O ministro hondurenho da Segurança, Gustavo Sánchez, liderou a operação em Tegucigalpa, capital do país, e enfatizou que a ação terá alcance nacional. Mais de 10 ordens de prisão já foram cumpridas na capital e outras 50 estão em andamento no restante do território.
Estado de exceção prorrogado e medidas contra gangues.
Para combater o crime organizado e as atividades de gangues, o governo hondurenho prorrogou o estado de exceção por 45 dias. Essa medida, em vigor desde dezembro de 2022, permite prisões sem mandado judicial e tem se mostrado eficaz em El Salvador na redução da violência.
O ministro Sánchez defendeu a eficácia do estado de exceção em Honduras, destacando o aumento de 85% nas recapturas de fugitivos, a apreensão de 12.000 armas e a prisão de 4.500 membros de gangues ou cartéis de drogas. Ele também ressaltou a redução de 8 pontos na taxa de homicídios em dois anos, mesmo que o índice ainda esteja alto, a 38 por 100.000 habitantes em 2023.