Ouvindo...

Times

Cobra ‘Ronaldo’, que vivia sozinha, dá à luz 14 filhotes; entenda ‘nascimento milagroso’

Jiboia-vermelha vivia há nove anos isolado na faculdade de Portsmouth, na Inglaterra; especialistas investigam se gênero foi identificado erroneamente e se pode ter ocorrido partenogênese, uma forma de reprodução assexuada

A faculdade de Portsmouth, na Inglaterra, investiga um ‘caso milagroso': uma jiboia-vermelha batizada de ‘Ronaldo’ deu à luz 14 filhotes na instituição. A cobra de 1,80 metro vivia isolada há pelo menos nove anos e, portanto, não houve acasalamento. Os pesquisadores acreditavam que a cobra era um macho, mas ela será reavaliada para entender se o gênero foi identificado erroneamente ou se trata de partenogênese, uma forma natural de reprodução assexuada em que os embriões se desenvolvem sem fertilização. O caso foi divulgado nesta segunda-feira (24).

O especialista em répteis Pete Quinlan, que cuida de Ronaldo há 9 anos, foi alertado quando funcionários e alunos da faculdade registraram a cobra dando à luz. “Crio cobras há 50 anos e nunca tinha visto isso acontecer antes”, afirmou.

Desde que foi resgatado pela Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), Ronaldo não teve contato com nenhuma outra cobra. Os especialistas de Portsmouth acreditam que a explicação para o ‘nascimento milagroso’ é o processo raro chamado partenogênese.

Leia também

“Ronaldo parecia um pouco mais gordo do que o normal, como se tivesse comido uma grande refeição, mas nunca pensamos por um momento que ele, ou deveríamos dizer que ela, estava grávido.”

Acredita-se que esta seja apenas a terceira ocorrência documentada em uma jiboia-vermelha em qualquer lugar do mundo. “É uma oportunidade fantástica para os alunos aprenderem sobre o desenvolvimento dos bebês cobras”, acrescentou Pete.

Agora, a faculdade irá realizar testes para identificar o sexo dos bebês cobras e improvisar 14 novos viveiros. Assim que as cobras amadurecerem o suficiente, elas irão para novos lares.

*Sob supervisão de Enzo Menezes


Participe dos canais da Itatiaia:

Giullia Gurgel é estudante de jornalismo e estagiária da Itatiaia.
Leia mais