Passageiros a bordo de um voo da Qatar Airways que ia de Atenas, na Grécia, para Doha, no Catar, ficaram presos por três horas no avião com as portas fechadas e o ar condicionado desligado. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram pessoas encharcadas de suor tentando se abanar e até desmaiando.
Isso em meio a uma onda de calor que atinge a Grécia e eleva temperaturas a até 43ºC, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (EMY).
Passageiros do avião relataram nas redes sociais que a decisão de mantê-los a bordo, na segunda (10), foi do piloto, que teria se recusado a abrir as portas para aguardar a decolagem. Algumas pessoas irritadas com a situação deram socos na tripulação de cabine durante uma briga, o que levou o capitão a permitir que desembarcassem e retornassem ao aeroporto.
Um dos passageiros escreveu em um post no Instagram dizendo que, quando voltaram ao aeroporto, ficaram sentados em fila sem comunicação com a empresa.
O relato diz: “Que tal ajudar seus passageiros retidos do voo QR204 que estão retidos em Atenas? Sua maneira de lidar com a situação é, na melhor das hipóteses, atroz. Os passageiros ficaram retidos no avião por 3 horas e meia com as portas fechadas e sem ar condicionado. Os passageiros estavam literalmente desidratando e desmaiando no avião. Eles finalmente foram autorizados a sair do avião e agora estão sentados em uma fila, sem comunicação da empresa sobre a situação. Os passageiros têm voos de conexão saindo de Doha que não serão realizados. Os passageiros não estão sendo alimentados ou hidratados”.
Pouco depois, uma fumaça branca começou a sair da fuselagem do avião e caminhões de bombeiros estavam de prontidão nas proximidades. Não foi esclarecido que tipo de problema foi observado.
Nessa quinta (13), Atenas, cidade de onde saiu o voo, chegou a fechar alguns de seus principais pontos turísticos devido ao calor excessivo pelo segundo dia consecutivo.