Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Encontro de barco à deriva com corpos em decomposição no Pará repercute na imprensa internacional

Sites de notícias franceses e haitianos publicaram sobre o assunto

O encontro de um barco à deriva, com corpos em decomposição, no sábado (13), no Pará, repercute na imprensa internacional, principalmente em portais da França e do Haiti.

A razão é a informação de que os 20 corpos que estão no barco, em avançado estado de decomposição, podem ser de haitianos. Segundo informações da Polícia Civil, os ocupantes da embarcação podem ter morrido de fome e de desidratação.

De acordo com a AFP, a distância entre o Haiti e o estado do Pará, no Brasil, é de mais de 3,5 mil quilômetros.

Leia também

Repercussão

No Haiti, veículos como o Loop News e a Haiti Gazette publicaram as primeiras informações divulgadas pela Polícia Brasileira. Na França, jornais como o Le Monde e o Ouest France também publicaram as informações iniciais sobre o assunto.

Em todos os casos, ainda não há novas informações do governo haitiano sobre o assunto.

Conflito no Haiti

Desde março o Haiti vive nova fase de conflitos internos, com ondas de violência e ataques com mortos. Após renúncia do então Primeiro-Ministro, o país tem sofrido com ataques de gangues.

O país, que tem mais de 11 milhões de habitantes, enfrenta, também, uma longa crise humanitária. Na última sexta (12), um conselho presidencial de transição - encarregado de preencher o vácuo institucional no empobrecido país caribenho - foi instalado.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) da ONU declarou este mês que a situação está provocando um êxodo do país. “Para a maioria dos haitianos, a perspectiva da migração regular continua sendo um obstáculo insuperável, tornando a migração irregular sua única esperança”, explicou a organização.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais