O terceiro voo teste do foguete Starship, da SpaceX, decolou, nesta quinta-feira (14), com sucesso, atingiu a atmosfera terrestre, mas perdeu contato durante o retorno a Terra.
Liftoff of Starship! pic.twitter.com/FaNcasuKaq
— SpaceX (@SpaceX) March 14, 2024
O resultado é visto com sucesso pela empresa de Elon Musk: “A Starship nunca voou tão longe ou tão rápido”, afirmou uma comentarista durante uma transmissão ao vivo da Space X.
No X (ex-Twitter), o CEO Elon Musk disse após o teste que Starship “levará a humanidade a Marte” e “tornará a vida multiplanetária”.
Starship will take humanity to Mars pic.twitter.com/BMBNI2mMKF
— Elon Musk (@elonmusk) March 14, 2024
O teste
O foguete, que decolou de Boca Chica, no estado do Texas (EUA), tem 120 metros de altura, sendo o maior e mais potente foguete do mundo.
A Starship é totalmente autônoma e não carrega tripulantes a bordo nos testes.
A SpaceX tinha uma longa lista de objetivos para cumprir no teste, entre eles, efetuar um “retorno controlado” à Terra.
A Starship é composto por duas partes: o Super Heavy (com 33 motores) e, acima dele, a nave Starship, que dá nome a todo o megafoguete.
As duas partes se separaram com sucesso poucos minutos após decolagem.
O propulsor, que deveria aterrissar suavemente no Golfo do México, não conseguiu completar a manobra e fez um “pouso brusco”.
A nave continuou, por sua vez, o voo por cerca de uma hora, chegando ao espaço ao atingir mais de 200 quilômetros de altura, segundo a live da SpaceX, acompanhado por mais de três milhões de pessoas.
A previsão era de que o foguete aterrizasse no Oceano Índico ao final do teste, mas acabou perdendo contato com os controladores ao retornar à atmosfera terrestre.
* Com informações da AFP