Ouvindo...

Saiba quem é Martha Lillard, a última pessoa a viver com ‘pulmão de ferro’

Após Paul Alexander morrer, americana é a única pessoa do mundo a viver em uma máquina de ferro para sobreviver

Assim como Paul, Martha também contraiu poliomielite quando criança, aos 5 anos

Paul Alexander, conhecido como o “homem do pulmão de ferro”, morreu nessa terça-feria (12), aos 78 anos. Mas, o que muitas pessoas não sabem, é que ele era uma, das duas pessoas que ainda viviam dentro de uma máquina gigante para respirar. Agora, a única pessoa no mundo que vive dentro do equipamento é Martha Lillard, que já passou dos 69 anos.

Assim como Paul, Martha também contraiu poliomielite quando criança. Tudo aconteceu após a criança, na época, comemorar seu aniversário de 5 anos, em 8 de junho de 1953, em um parque na cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos. Porém, uma semana após ela sentiu dores de garganta e no pescoço. Depois disso, ela foi diagnosticada com poliomelite.

Em um documentário no YouTube, ela contou um pouco da sua vida e precisou ficar seis meses no hospital, até ser coloca na máquina gigante de metal.

“Eu tentei todas as formas de ventilação, e o pulmão de ferro é o mais eficiente, o melhor e o mais confortável”, comentou ela à Radio Diaries. Em 1990, o seu “pulmão de ferro” quebrou, mas ela acabou herdando outra máquina de um homem de Utah (EUA). É nela onde vive até agora.

"É quase como ser enterrada viva, você sabe, é muito assustador”, desabafou a americana.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.